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Vendas em tempo de Corona vírus COVID-19

Foto do escritor: Mercado Seller consultoria Mercado Seller consultoria

Atualizado: 30 de mai. de 2020

Veja como vender em tempos de corona Vírus.



Vendas em tempo de Corona vírus COVID-19

Estamos vivendo uma pandemia, onde inúmeras empresas, mercados e setores foram afetados, uma crise instalada, milhões de pessoas perdendo suas vidas, mas em meio a esse caos a máquina não pode parar, o consumo precisa continuar para a sustentabilidade e manutenção da economia. Com toda essa instabilidade, uma categoria vem destacando-se, o comércio de vendas online. De acordo com a Nielsen, o maior instituto de pesquisa mundial, registrou-se nos últimos dias que as vendas online, em meio ao Corona vírus, cresceram algo em torno de 278%. Em um mercado que já vinha com escalabilidade de vendas, com rentabilidade e com crescimento surreal, surge uma questão : Como fazer para adentrar nesse meio Digital ? Inovar e trazer meu negócio de maneira estratégica em um curto espaço de tempo, sem altos investimentos, visto que com essa grande estagnação das compras no universo físico, a pandemia do COVID-19 educou e ensinou a persona compradora a comprar no mundo digital, tornando-os mais exigentes ao ponto de buscar mais informações na mídia digital de tal produto que está comprando. Um outro fator é a quantidade de empresas que viram seus faturamentos despencar da noite para o dia e estão migrando e instalando departamentos digitais até mesmo para trazer o público para comprar em suas empresas ou filiais via sistema delivery, gerando um aumento imensurável de concorrência dentro do universo online. O Digital é um caminho indispensável dentro das operações atualmente, por mais que seja um trabalho oneroso e analítico e com um custo elevado, é uma operação onde impulsiona e traciona clientes para seu negócio, e sua vitalidade está dentro de ser ou não visível e de como é visto e encontrado. O que fazer para vender online ? Nesse momento sua melhor companhia é a estratégia, olhar para dentro de sua operação, enxergar aquele produto que mais tem domínio de vendas e buscar o público consumidor, seja em sua geolocalização, ou em seu mundo de consumo. Entender onde aquele determinado produto está sendo consumido e criar formas e estratégias para aproximá-lo, e ir um pouco mais além, entender o momento certo da compra. Como localizar o local de consumo do meu produto e a persona consumidora, o cliente ? Uma das maneiras mais fáceis e com custo baixo hoje, são ferramentas disponíveis de mercado, como : Google Trennds – Consulta de palavras chaves, relacionadas as regiões que tem uma determinada busca no momento exato em relação a referência do dia ou horas ou um determinado período de busca, assim você com sua estratégia pode desenvolver Landing Page (Páginas Virtuais) com a clusterização daquele determinado produto mediante a sua região de consumo e fazer investimentos pequenos para trazer o público para compra e visualização de seu produto. Marketplaces – São as plataformas de canais de vendas como MercadoLivre, Amazom, Magalu, Americanas, etc. Esses canais de vendas geralmente não são universos com custos baixos, alguns deles chegam a custar 37%, mas uma forma de posicionamento e visibilidade de seus produtos na mídia digital, uma realidade que se faz necessária na atual no mercado digital. Como chegar até o cliente ? Imagine que você vende produtos automotivos e todas as lojas autopeças de seu bairro estão fechadas, e você tem o produto em sua prateleira, tem os dados de clientes em seu ERP e precisa chegar até o cliente, seja ele o dono do veículo ou dono da mecânica, e fazê-lo visualizar seu produto. Para isso precisa expor seus produtos de uma maneira rápida e eficaz, dessa forma segue um desenho de como tracionar com êxito: - Crie um anúncio que chamamos de 100% no marketplace, (Anuncio 100%: Fotos, Descrição, Titularização); - Utilize ferramentas de BI (Business Intelligence), assim você consegue visualizar os anúncios com os títulos que está sendo mais vendáveis, e com maior exposição, e essas ferramentas irão otimizar inúmeras atividades que irão trazer mais tempo para que possa analisar melhor os dados. Algumas ferramentas dessas tem um custo baixíssimo como no caso da realtrennds. - Crie Flyer intuitivos de um produto chave com preço dentro do seu domínio de custo e analise o perfil de consumo de cliente que está cadastrado em seu ERP mediante ao seu histórico de consumo. - Crie inúmeras listas de transmissão no WhatsApp com pessoas do mesmo perfil de consumo, assim poderá impactar várias pessoas ao mesmo tempo; Distribua nesses grupos esses flyers e o link do produto que está anunciado no marketplace, assim você está aumentando o número de visitas naquele produto e impulsionando a relevância daquele produto no marketplace, atraindo maior visibilidade e aumentando seu número de visitas. Quanto o maior número de visitas de um produto no marketplace, maior será a sua chance de atrair novos clientes para compras, buscando um aumento em suas vendas em um campo que sua empresa não estava atuando, além de fazer com que a learning machine (Robô digital) daquele marketplace em questão, dê relevância em seu anúncio de forma gratuita devida ao alto índice de visitas. Outro caminho interessante são páginas sociais. É importante ser utilizada com estratégia. Imagine uma página social de sua empresa no Instagram, o público que estará te seguindo será aquele que algum dia visitou sua empresa ou teve contato com ela. Desenvolva uma mídia com design de veiculação no Stories, coloque seu produto anunciando Instagram ADS como patrocinado, com o link do anúncio do marketplace, e utilize um horário onde até você mesmo está acostumado a acessar, geralmente as pessoas fazem isso das 19:00 as 23:00 horas, e coloque um investimento baixo, algo em torno de R$ 50,00 por dia. O número de impressões no social media é muito maior do que o da Google, e você estará impactando pessoas do seu campo de atuação.

São estratégias que podem tirar seu negócio da estagnação e trazer um número de conversões muito interessantes, visto que não é momento para fazer investimento em plataformas de alta performance, devido a custos muito elevados, mas sim conseguirá trazer escalabilidade de vendas e rentabilidade ainda mais em um campo sustentável para seu negócio, certo que as vendas para o físico são com margens mais atrativas e na finalidade de vender e manter-se nesse mercado instável.

 
 
 

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